top of page

O Nazismo

Autor: Desconhecido

Liderado por Adolf Hitler, o Nazismo pode ser definido como uma política de ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, período que também ficou conhecido como Terceiro Reich.

Essa ideologia de extrema-direita nasceu logo após a Primeira Guerra Mundial - ocorrida durante o ano de 1914 a 1918 -, em uma conjuntura cuja economia estava completamente derrotada, bem como humilhada devido a derrota na grande guerra. O Partido Nazista responsabilizava os imigrantes judeus, os comunistas e os liberais, por todos esses problemas, afirmando que estes causavam a desordem no país e tomavam as oportunidades dos alemães puros, que afirmavam ser de uma raça superior às demais.

O regime ficou extremamente marcado pelos seus conceitos e ideais antissemitas, ou seja, o preconceito e agressividade em relação ao povo judeu. Além disso, os nazistas também matavam homossexuais, comunistas, negros e outras pessoas que não possuíam características da raça ariana, a chamada raça pura. Como a população estava desalentada, tal ideologia serviu, de certa forma, como uma válvula de escape, preenchendo o vazio social e político existente. Com o auge do Nazismo no comando da Alemanha, em 1939 começou a Segunda Guerra Mundial, imensuravelmente pior que a Primeira.

Ao longo desse anos, Hitler dedicou-se a descobrir como utilizar da propaganda a seu favor, moldando o comportamento do seu povo de acordo com o seu interesse. Isso teve um impacto forte em tal nação, principalmente por causa do foco estrategicamente aplicado a convencer e doutrinar crianças e jovens. À vista disso, a radicalização e imposição do antissemitismo induziu boa parte da população judaico-alemã a sair do país, à procura de exílio. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, só havia cerca de 250 mil judeus na Alemanha, ou seja, menos de 0,5% da população total. Com a Guerra, tanto estes quanto os judeus dos países ocupados por Hitler foram enviados para os campos de concentração, o que resultou no massacre de cerca de 6 milhões de pessoas.

Assim sendo, o partido nazista criou diversos instrumentos para realização da repressão e controle dos seus oponentes. Na sua fase vitoriosa, esses mecanismos foram: o comando centralizado das forças militares e policiais, os campos de extermínio, e a polícia secreta. Aliás, todos os opositores foram considerados inimigos da nação. Por intimidação, a Justiça tornou-se completamente subordinada aos interesses do partido sob a alegação de que aquele era, sem dúvidas, o principal interesse do povo.


Referências Bibliográficas:

SIGNIFICADOS. Https://www.significados.com.br/nazismo/. Disponível em: <https://www.significados.com.br/nazismo/>. Acesso em: 20 jun. 2017.

UOL EDUCAÇÃO. O Nazismo. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia>. Acesso em: 20 jun. 2017.



Posts Recentes
Arquivos postados
bottom of page