Imagens e História
O título do nosso post de hoje alude ao nome de uma página super interessante presente no Facebook, a Imagens e História. Aliás, para conhecê-la melhor, basta acessar:https://www.facebook.com/Historiaimagens/. Aproveitando o vasto catálogo de imagens da página, a equipe do CDH 2017 achou interesse utilizar algumas delas para enriquecer a preparação dos senhorxs, assim como ilustrar momentos importantes relacionados a temáticas presentes na nossa sessão especial. Inclusive, este post ajuda a esclarecer que o intuito do comitê não é culpar NINGUÉM, mas sim servir como um ambiente para debater novas propostas, bem como rediscutir princípios tomados outrora; em prol do bem comum e, consequentemente, zelar pela paz mundial. Desse modo, preparação é essencial.
Imagem 01
Foto: William C. Beall
DESCRIÇÃO - EQUIPE PÁGINA IMAGENS E HISTÓRIA: Menino se explicando para um policial durante um desfile em Washington, em 1957. A foto de autoria do fotógrafo norte-americano William C. Beall, que, enquanto trabalhava para o Washington Daily News, foi cobrir a parada chinesa. Mantendo o seu olhar no desfile, Beall viu o menino pequeno invadindo a pista, atraído por um “dragão chinês”. O policial pediu ao garoto para que ele ficasse na calçada. "De repente eu vi a foto, me virei e cliquei. O resultado foi um momento de ternura e inocência infantil congelados no tempo”, declarou o fotógrafo. Essa fotografia venceu o Premio Pulitzer de fotografia de 1958.
Imagem 02
Foto: Autor desconhecido
DESCRIÇÃO - EQUIPE PÁGINA IMAGENS E HISTÓRIA: Estudante abraça policial da tropa de choque em Bogotá, na Colômbia, durante protestos contra o projeto do governo de reformar o ensino superior, em 2011.
Imagem 03
Foto: Marc Riboud.
DESCRIÇÃO - EQUIPE PÁGINA IMAGENS E HISTÓRIA: Jan Rose Kasmir, na época com 17 anos, com uma flor nas mãos e um olhar gentil em seus olhos, em pé na frente de vários soldados empunhando fuzis e parados para bloquear manifestantes, se tornou um símbolo bem conhecido de luta pela paz e resistência não-violenta, em 1967. Jan era uma estudante de ensino médio que participou do protesto contra o envolvimento dos EUA no Vietnã, em Washington, onde milhares de ativistas anti-guerra haviam se reunido em frente ao Pentágono. Uma das razões que a fotografia tornou-se famosa é a de que houve um esforço para conversar com os soldados, para convencê-los a lançar as suas armas e se juntar aos manifestantes. A manifestação resultou em alguns dos primeiros confrontos violentos do movimento anti-guerra. Os soldados e agentes federais usaram gás lacrimogêneo na multidão. Seiscentos e oitenta e um manifestantes foram presos, e dezenas foram espancados enquanto eram empurrados para fora das instalações do Pentágono. A violência concentrou a atenção do mundo sobre os esforços de paz como nunca antes.
Imagem 04
Foto: Autor desconhecido
DESCRIÇÃO - EQUIPE PÁGINA IMAGENS E HISTÓRIA: Menino queniano apavorado com a ação de um policial em sua casa na favela Kibera, em Nairobi, em 2008.
OBS.: Essas imagens são tão impactantes, que já foram utilizadas em outros posts, aqui no blog, ao longo desses meses, rs.